Papo Torto
Pular

‘Uma mulher fantástica’, novo filme do vencedor do Urso de Prata, Sebatián Lelio, tem data de estreia anunciada

Publicado:   agosto 31, 2017   Categoria:Filmes e séries , NewsEscrito por:Italo Goulart

Uma Mulher Fantástica recebeu também no Festival de Berlim 2017 os prêmios de    – Menção Honrosa – Prêmio do Júri Ecumênico – Festival de Berlim 2017 e o Prêmio Teddy – Melhor Filme – Festival de Berlim 2017.

Após o Sucesso de seu último filme: Glória (2014) Vencedor do Urso de Prata de Melhor Atriz para a atriz  Paulina García no Festival de Berlim 2013 lançado no Brasil pela distribuidora Imovision, que relata a historia de uma mulher solitária de 58 anos, cujos filhos já saíram de casa há algum tempo. Como se recusa a ficar sozinha em casa a noite, ela tem o hábito de ir a bailes dedicados à terceira idade, Em Uma Mulher Fantástica, o diretor  Sebastian Lelio, conta a história de Marina interpretada pela atriz transexual Daniela Vega, uma cantora transexual que perde o namorado por conta de um aneurisma e  enfrenta humilhações  da família de seu namorado sem ter o  direito ao menos de se despedir de seu amado.

 

A carismática atriz Daniela Verga foi bastante elogiada durante o Festival de Berlim 2017 por sua atuação no longa, recebendo ótimas críticas da imprensa internacional, a bíblia do mercado cinematográfico americano Variety, a incluiu na lista dos novos talentos a serem observados.

O roteiro se desenvolve -se  de forma que sempre se mostre situações que ganham uma nova camada de complexidade apenas pelo fato de Marina ser trans. O objetivo é deflagrar o quanto a falta de aceitação social interfere negativamente em diversos aspectos da vida dela. Seja no lidar com a família e a ex-esposa de seu namorado, seja nas investigações incomodas que cercam a morte dele.

Entretanto, mais do que meramente levantar o assunto em discussão, chama a atenção a forma como o diretor construiu sua protagonista fugindo dos estereótipos, dando-lhe uma dignidade pouco vista no cinema a sua personagem principal.

Este slideshow necessita de JavaScript.

SOBRE O DIRETOR

Nascido em 1974, Sebastián Lelio é uma das principais figuras (juntamente com Pablo Larraín , Andrés Wood e alguns outros) do cinema chileno pós-ditadura, seu pai (arquiteto) é argentino e sua mãe (dançarina de balé) é chilena. Mudou-se da Argentina para o Chile aos 2 anos. Depois de se formar na “Escola de Cinema do Chile” em Santiago, Lelio começou a fazer shorts (ele fez cinco de 1995 a 2003, bem como um documentário).

A partir de 2005, dirigiu quatro longas-metragens notáveis, os três primeiros muito obscuros, a quarta, um pouco mais leve, que recebeu todos prêmios no circuito de Festival. La sagrada familia (2005) é uma espécie de versão chilena do Teorema de Pier Paolo Pasolini (1968). Foi seguido por Navidad (2009), um drama de intensidade incomum focado em três adolescentes alienados de suas famílias e El año del Tigre (2011), relatando a fuga de um preso durante o terremoto do Chile em 2010.

Em  2013 , dirigiu Gloria,  que relata as aventuras amorosas de Gloria, uma  mulher de sessenta anos em Santiago, que  ama  viver a vida tendo que lidar com milhares de  conflitos ao seu redor.

 

SUA FILMOGRAFIA:

Longa-metragem 

2006: A Sagrada Família

2009: Natal

2011: O Ano do Tigre

2013: Gloria

2017: Uma Mulher Fantástica

2017: Desobediência

 

Curtas

2000: Smog, com Marialy Rivas

2002: Cidade das Maravilhas

2003: Carga Vital

2010: O Efeito Kulechov

 

FICHA TÉCNICA

Título original: Uma Mujer Fantástica
Direção: Sebastián Lelio
Roteiro: Sebastián Lelio, Gonzalo Maza
Produção: Juan de Dios Larraín, Pablo Larraín, Sebastián Lelio, Gonzalo Maza
Fotografia: Benjamín Echazarreta
Edição: Soledad Salfate
Música: Matthew Herbert
Figurino: Muriel Parra
Gênero: Drama
País: Chile
Ano: 2017
COR
Duração: 104 minutos
Classificação: 14 anos

Elenco: Daniela Vega, Francisco Reyes, Luis Gnecco, Aline Küppenheim

 

SINOPSE

Marina é uma garçonete transexual que ocupa seus  dias trabalhando como garçonete e ao canto de música lírica. Seu sonho é ser uma cantora lírica de sucesso com isso ela se apresenta nos clubes noturnos da cidade. Quando seu parceiro morre, ela se vê diante da raiva e do preconceito da família dele sem ter o  direito de se despedir de seu amado.

Visualizacões:   37   Comentários:   0   Curtidas: 1
Comentar (pelo Facebook)

Deixe uma resposta

A password will be emailed to you.