Papo Torto
Pular

Liga da Justiça| Por que o uniforme do Flash parece uma armadura?

Publicado:   março 24, 2017   Categoria:Sem categoriaEscrito por:Italo Goulart

Conversando com algumas pessoas sobre as coisas que já vimos do filme Liga da Justiça, percebi que bastante gente não curtiu muito o uniforme do Velocista Escarlate, o Flash. E o que até então parece ser só um uniforme meio armadura com um gosto meio excêntrico, na verdade esconde muito mais verdades e utilidades.

Bom, para começar vamos usar as várias informações que temos para fazer algumas considerações sobre a velocidade do Flash. E não vamos falar de historias em quadrinhos nem nada, vamos pegar dados do trailer em que mostra o Bruce Wayne dentro do “esconderijo” do Flash e aquele momento em que ele joga o Batarangue. Vou colocar esse trailer aqui embaixo para vocês se lembrarem.

Agora vamos ao inicio do que interessa. Como eu não sou inteligente o suficiente para fazer essas paradas, tive a sorte de saber que a galera do TheScienceOf.org fez toda uma observação e calculou o quão ´rapido o Flash chegou só nessa cena do trailer, e baseado nisso, já temos a explicação do porque o uniforme dele parecer uma “armadura”.

Como dito lá no site, não dá pra saber a velocidade que o Flash pode chegar no Universo Cinematográfico da DC, mas dá pra ter uma ideia do quão rápido ele pode ser. Então eles usaram a média de velocidade que um humano pode arremessar algo, a rotação e velocidade uma faca para descobrir o tempo que o Batarangue levou para sair da mão do Bruce e chegar ao Barry.

flash-ezra-miller

Acredito que todos já devem ter percebido, e nos trailers isso fica bem evidente, quando o Flash entre no “modo velocidade” a percepção de mundo, espaço e tempo dele muda completamente, como se as coisas estivem em câmera lenta e ele continuasse em velocidade normal, truque visual que nos dá a ideia de que ele está rápido.

No trailer, o arremesso de Bruce dura mais ou menos 21 segundos, vemos o Batarangue ir em direção á testa de Barry, e mesmo da forma que foi mostrada, pode perceber que ele se move também em câmera lenta, então isso pode mudar um pouco essa nossa percepção de tempo.

Segundo o maior arremessador de facas do mundo, O Grande Thowdidni, a velocidade media de uma faca arremessada é entre 35 e 48 km/h, apesar de poder ir mais rápido, mas consideremos que o Bruce está no seu ápice de aptidão física e lançou á 48km/h.

Para determinar a distancia que Bruce estava de Barry baseado na quantidade de rotações que o Batarangue deu, vamos usar o vídeo do Grant Thompson,  “The King of Random”, que fez umas replicas bem funcionais de Batarangue e nos explicou a distancia.

Thompson explica que para o Batarangue fazer uma rotação completa, deve-se estar á uma distancia de 3 passos do alvo e para fazer duas, estar a 6 passos.  Segundo medidas do exercito dos EUA, um passo daria em torno de 30 polegadas, ou 76,2 cm, ou seja, 6 passos daria (6*72,6=435,6cm) 4,35m, uma distancia interessante.

*Para facilitar os cálculos, vou manter as unidades em pés como no calculo original.

Considerando que não dá pra definir o numero de cortes na cena, vamos acreditar que o Batarangue fez duas rotações completas, (4,35m). Considerando também que Barry só pegou o objeto depois que passou um pouco de onde sua cabeça estava, podemos elevar para uns 15 pés (4,57m) a distancia total percorrida pelo Batarangue.

Agora temos os dados necessários para definir o tempo que durou toda a ação (no mundo real de Bruce), a velocidade do Batarangue (44 pés/segundo) e a distancia percorrida por ele (15 pés).

Vamos ao calculo:

Velocidade = distância / tempo – reorganizar para determinar o tempo — tempo = distância / velocide

Com números:

Tempo = 15 pés / 44 pés / segundo

Tempo = 0,34 segundos

Resumindo, no mundo de Bruce a ação aconteceu por míseros 0,34 segundos, ou seja, 340 milissegundos. Colocando em perspectiva, um piscar de olho dura entre 300 e 400 milissegundos, então na visão de Bruce, Barry pegou o Batarangue num piscar de olhos.(rerere)

Conclusão, isso tudo aconteceu por 21 segundos no mundo de Barry e 0,36 segundos no de Bruce, qual a relação dos dois?

21/0,36= 61,8

Então quando Flash está em seu “modo velocidade” o mundo desacelera num fator de 62s. Simplificando, quando ele está nesse modo, 1 segundo no nosso mundo equivale a 62 segundos no mundo dele, um minuto nosso seria uma hora para ele em velocidade. Bastante rápido hein?!

Ainda bem que o Bruce acertou qual Barry Allen era, levando em consideração que o Universo DC, só na cidade de NY, existem outras 4 pessoas com esse nome. Isso justifica o titulo de maior detetive da terra.

flash_1dm70zw

De volta à armadura, segundo o figurinista Michael Wilkison a roupa do Flash é feita com placas de silicone e fibras de quartzo, mesmo material usado no revestimento da fuselagem de ônibus espaciais, para proteger o equipamento na reentrada na atmosfera, quando a temperatura pode chegar até a 1650°c por conta do atrito e a uma velocidade de aproximadamente 28.200km/h.

O Flash das historias em quadrinhos e de algumas animações pode chegar á velocidade da luz, que seria 1 079 252 848,8 km/h, o que causaria um atrito com o ar bem maior que o do ônibus espacial em sua reentrada, e como provavelmente ele não terá necessidade de correr tão rápido assim no filme, talvez o traje inicial dele seja o suficiente.

No filme teremos dois trajes, um que o próprio Barry Allen projetou antes de entrar na Liga da Justiça e um bem mais resistente e equipado, que ainda não foi mostrado, feita pelas industrias Wayne.
Então para manter um ar mais crível no filme e trazer para os conceitos mais próximos de nossa realidade, essa ideia foi usada no uniforme do Flash, assim como a armadura usada por Batman no BvS.

Fonte

O que você acha dessa explicação? Convincente? Ainda acha que não funcionaria em um velocista? Essa ideia de colocar armadura em tudo te incomoda?
deixa aí seu comentário!

Visualizacões:   30   Comentários:   2   Curtidas: 0

2 Comentários

Jorge
27 de março de 2017
É por isso que o universo é FICTICIO e não acho nada necessário armaduras no carinha veloz. deixa ele com a roupa que cabe num anel e pronto.
27 de março de 2017
Pô, eu acho totalmente valido. Inda mais da forma que colocam que não atrapalha em nada o universo "FICTICIO". E a galera até hoje paga um pau do caralho pros filmes do Nolan, mas quando é outra pessoas tentando fazer reclamam, acho massa. rerere Fora q essa roupa é baseada num arco das hqs que é bem consagrada, então a ideia n é tão nova assim.
Comentar (pelo Facebook)

Deixe uma resposta

A password will be emailed to you.