Papo Torto
Pular

Crítica – Fragmentado

Publicado:   Março 22, 2017   Categoria:Criticas , Filmes e séries , OpiniãoEscrito por:Bruno Castro

Do mesmo Diretor de O Sexto Sentido (1999), Corpo Fechado (2000) e Sinais (2002), Fragmentado é um suspense-terror com uma nova abordagem do aclamado M. Night Shyamalan. O Diretor é conhecido por filmes com grandes reviravoltas (plot-twists), sendo o primeiro citado seu trabalho de maior reconhecimento no mundo.

shyamalan
M. Night Shyamalan, o Diretor.

A premissa do longa é a de que três moças são raptadas por um homem de 23 personalidades. Isso mesmo, 23 PERSONALIDADES (ok, James McAvoy “só” interpreta 9 delas – o que já é demais para um só ator). Ele consegue mudar completamente de “espírito”, alterando do seu modo de falar às suas características metabólicas. Cada persona ali dentro é tida como um ser independente, ainda que todas se conheçam e entendam o sentimento de cada ‘parte’ do indivíduo.

mcavoy
Um James McAvoy de altíssimo nível.

Só a premissa já é engenhosa. Temos um personagem peculiar, que já desperta curiosidade em apenas uma linha de sua construção. A qualidade do ator que deve interpretá-lo também logo é questionada, uma vez que, para viver este personagem, o intérprete deveria ser capaz de transitar entre as personalidades de modo suave e gradual, sem parecer forçado demais. James McAvoy faz um excelente trabalho aqui. Ele consegue cumprir esse requisito de forma magistral e representar Dennis/Patricia/Hedwig/The Beast/Kevin Wendell Crumb/Barry/Orwell/Jade (DPHBKBOJ) de forma que é possível identificar características da maioria deles. Muito disso se deve ao roteiro, que também é de Shyamalan e que sabe provocar muito bem essa mudança, injetando formas de diálogo diferentes para cada um deles. Os mais interessantes são Patricia, Barry e a própria Besta!

corredores-e-atriz
Anya Taylor-Joy em um dos corredores.

O Elenco é composto por um corpo de atrizes de muita qualidade – quem foge à regra é Haley Lu Richardson, mas, embora seja caricata demais no início do filme, a curva de crescimento da atriz é considerável. Anya Taylor-Joy – sinto que veremos este rosto mais vezes no cinema – interpreta uma Casey Crooke com um passado complicado, uma mulher que já passou por um grande trauma que justifica seu comportamento. Seu olhar é clínico, repassa muito de sua emoção. Sabemos que Casey está aterrorizada, mas que as marcas de seu passado insistem em tentar camuflar parte disso. A sua primária falta de reação também faz parte de seu mundo e é onde reside uma reação que talvez parte dos espectadores não teria em meio à situação, lhe criando uma certa particularidade em relação às outras personagens.

the-2
Uma das consultas responsáveis por mostrar parte da confusão mental do protagonista.

Betty Buckley, dona de uma interpretação vocal sublime e de um olhar profundo – bem aproveitado, assim como o de McAvoy, pelos variados closes da Cinematografia de Mike Gioulakis –, vive a Dra. Karen Fletcher, uma psiquiatra com uma vida inteira em busca de provas e reconhecimento de que a ‘doença das personalidades’ seja real. Fletcher parece sempre identificar cada personalidade do protagonista, mas ao mesmo tempo aparenta ser frágil quando ele apresenta mudanças em seu comportamento. As consultas compõem um show à parte. Temos uma interessante troca de diálogos como consequência da frequente mudança de comportamento de DPHBKBOJ e, consequentemente, da forma com que a Doutora trata cada uma delas.

protagonista
Dennis, Hedwig, Barry ou Orwell? Estou confuso.

Fragmentado é uma obra que sabe conduzir sua história de suspense e terror de forma interessante, ainda que tropece em alguns clichês deste último gênero. É composta por um protagonista provocativo, é intrigante, sombria e de humor perspicaz.

Nota: A- 😀

Fragmentado estreia amanhã, 23 de Março, nos cinemas de todo o território nacional.

Compartilhe, ajude nosso site a crescer!

Confira o trailer!

O que espera de Fragmentado?

Comente abaixo!

Visualizacões:   158   Comentários:   0   Curtidas: 0
Comentar (pelo Facebook)

Deixe uma resposta

A password will be emailed to you.