Papo Torto
Pular

LOGAN – Qual o filme que Laura e Xavier assistiam na cena do hotel?

Publicado:   março 3, 2017   Categoria:Filmes e sériesEscrito por:Jota1

Estreou ontem, 02/03, mas eu presumo que você já tenha assistido a LOGAN. Filmaço que estou até agora tentando achar as palavras certas para descreve-lo. Aqui no site meus colegas Bruno e Ítalo já o fizeram em suas críticas. Vale a pena o confere, até por que neste post, falarei sobre os filmes que influenciaram o longa, mais especificamente um que esteve, literalmente, presente no filme.

Então, como você pode suspeitar, é claro que tem spoiler de LOGAN!

logan

Foi a pergunta que permeou a cabeça de muitos na sala de cinema em que eu estava – inclusive a minha. Que filme era aquele, com aquele diálogo matador que Laura recita no emocionante final do filme e que faz do filme ser mais que um mero easter-egg para ser uma áurea que permeou todo o filme. O filme é Shane, de 1953, adaptação de um romance homônimo de 1949 escrito por Jack Schaefer. Aqui no Brasil, o filme ganhou o título de Os Brutos Também Amam.

Faroeste até a alma, Shane conta a história de um menino, filho de humildes rancheiros, que começa a idolatrar o gentil e humilde pistoleiro que dá nome ao filme. Shane, por sua vez, recém chegado no vilarejo, a fim de se desviar do seu passado sangrento, se vê novamente em um conflito contra grandes criadores de gado que querem dominar as terras. O paralelo com a história do Carcaju é imediato. Logan estava tentando se livrar do passado sangrento, até que Laura surge e para proteger a menina, o obriga a revisita-lo. Infelizmente não achei a cena específica que é mostrada no filme, mas abaixo segue o trailer de Shane. – Já fica como dica para o seu final de semana.

Obvio que a atmosfera de Logan, meio road movie, BEM western conta bastante como modus operandi da obra de James Mangold e o western já era um tom que deveríamos esperar no filme. A inclusão da cena de “Os Brutos” no meio do filme, admitindo a influência direta do gênero, soa como uma homenagem muito bem calcada e não gratuita, visto que o diálogo da cena retorna ao filme em seu terceiro ato marcante e já clássico para os fãs de X-Men.

16510Outro filme do qual Logan bebeu da fonte, e este bebeu de Shane, certamente foi Os Imperdoáveis, de 1992, do mestre Clint Eastwood. A história do homem solitário, que tenta largar o passado, mas se vê obrigado a reviver os dias em que seu maior talento era derramar muito sangue usando poucas balas. Um dos melhores filme que já vi em toda a minha vida!

Muita gente comentou também da similaridade de Logan com o jogo The Last Of Us, que certamente irá se tornar filme, pela rica história que tem. The Last Of Us é um jogo onde existe um ponto a ser alcançado por meio de uma viagem. A semelhança física dos personagens do jogo com Logan e Laura foi outro fator que fez muita gente relacionar o filme ao jogo.

logan-2

Enfim, após assistir a esses filmes e mergulhar no gênero Western, clássico e fundamental para o cinema, aposto que a sua imersão no filme Logan será maior e você vai ficar com vontade de assistir ao filme novamente. – Eu já estou!

Visualizacões:   107   Comentários:   0   Curtidas: 0
Comentar
A password will be emailed to you.