Papo Torto
Pular

As 100 melhores* músicas de ROCK dos anos 2000 (Parte 1)

Publicado:   fevereiro 10, 2017   Categoria:Música , Old But GoldEscrito por:Jota1

Mais uma daquelas listas que eu comecei a fazer e pensei “estou ferrado!”. Eu já tinha feito a lista das melhores músicas do Hip-Hop dos anos 2000, e como muita gente pediu mentira para eu fazer a de Rock. Vamos relembrar um pouco da época.

Findado os maravilhosos anos 90, uma década marcada pelo D.I.Y, pelo Grunge, pelo Punk e pelo Hardcore onde a molecada podia fazer um som na garagem de casa, distribuir via VHS e a internet começava a dar as caras, com bandas divulgando seus sons no Myspace e download em sites como Kazaa e Limewire permitiam você abandonar o discman e poder carregar 1000 músicas no seu bolso com o recém lançado iPod, o que fez as gravadoras se desesperarem a lançar  Começara o novo milênio!

Na música, o Pop abraçou o Hip-Hop/R&B para sobreviver – apesar de a Britney Spears ser a cantora que mais vendeu na década –  e o Hip-Hop também esteve presente em bandas de muito sucesso na época, como Limp Bizkit, Linkin Park, que já vinham de meados dos anos 90 e havia gerado o Nu-Metal. Na cena britânica o Indie começava a surgir, mas ninguém chamava Indie desse nome. O Radiohead fez um boom com o disco “Kid A”. os Strokes surgiram como “salvadores” do Rock e correspondendo ao mercado adolescente de download de músicas, bandas que vinham firmes dos anos 90 como Blink 182 e Green Day adotaram a maquiagem seguindo milhares de outras bandas que surgiram e deram nome ao “gênero” que pra muitos, foi responsável pelo “fim” do Rock:

O EMOCORE. O episódio mais lamentável da história do gênero.

Aqui no Brasil, também tivemos nossas tragédias. 2001 foi marcado pelo acidente de ultraleve de Herbert Vianna. Marcelo Fromer (Titãs) e Cássia Eller faleceram e Marcelo Yuka (O Rappa) foi baleado no Rio de Janeiro. Das bandas independentes que emergiram graças ao produtor Rick Bonadio, muita gente explodiu com uma música só, enquanto bandas boas como Skank, O Rappa e principalmente Charlie Brown Jr. seguiam nesse cenário tenso. A Globo adorava tudo isso e adotou o Rock na sua novelinha Malhação. Pronto, quem detestava a moda, estava na moda. Dizer que curtia Rock era quase motivo de piada.

Falando da lista, resolvi adotar o critério contemporaneidade, ou seja, há artistas e músicas na lista que eu nem curto tanto, mas tiveram destaque na época e servem para dar uma ideia de como foi a década. Além disso, claro, há o meu gosto pessoal e o sucesso da música na rádio, TV e etc.

Vamos a lista!

Visualizacões:   524   Comentários:   6   Curtidas: 0

6 Comentários

10 de fevereiro de 2017
Complicado...mas valeu a intenção. rerere
14 de fevereiro de 2017
kkkkkkkkkkkk De fato. Mas dá pra salvar várias hein?
14 de fevereiro de 2017
Com certeza tem sim! Não posso ser tão babaca a ponto de falar que não. rerere
13 de fevereiro de 2017
kct e quando não conheço quase nenhuma música? quero ver a parte 2
14 de fevereiro de 2017
Aí vc me arrebenta hein mano!? kkkkkkkkkk
[…] é meu caro, dando seguimento a lista mais polêmica dos últimos tempos da semana passada, de Melhores Músicas do ROCK dos anos 2000, com a sua primeira parte listada, chegamos enfim as primeiras […]
Comentar (pelo Facebook)

Deixe uma resposta

A password will be emailed to you.