Papo Torto
Pular

#SextaTorta – Os melhores filmes que eu assisti em 2016

Publicado:   dezembro 16, 2016   Categoria:#SextaTortaEscrito por:Jota1

Além das músicas que eu mais ouvi em 2016, uma lista que tratava-se apenas dos lançamentos deste ano, aqui eu procuro fugir dessa questão de “ano”, pois seria um tanto limitado – eu acho. Até porque foi um ano em que descobri uma espécie de subgênero de filmes que eu tenho procurado bastante: Filmes para explodir sua cabeça. Além de velhos “clássicos” e alguns subestimados que mesmo não tendo aqueeeeeeeeeele sucesso, me ganharam de alguma forma. Vamos lá!

Ah! Os filmes segue com seus respectivos links sobre as críticas dos mesmo ou meus pitacos sobre a película.

O Bom Dinossauro (2016)

dinodododo

Um filme que sofreu por alguns motivos: 01 – Foi lançado em 07 de janeiro. O hype (e marketing) da Disney ainda estava todo focado em Star Wars – O Despertar da Força, e muita gente ainda estava com Divertidamente na cabeça. Não parecia ser um bom momento para filme de “animais”, não sei. 02 – O filme teve comparações – algumas até justas – com O Rei Leão. Quanto a sua trama e desenrolar dos fatos, o que fez muita gente achar o filme bem genérico.

No final das contas eu achei o filme divertido. Tem momentos bem mornos, é verdade. Mas a premissa de mostrar o mundo numa ótica onde não houve o Big Bang e os dinossauros são a raça predominante na terra é bem legal. O filme ainda tem referências a Jurassic Park, Os Flintstones e ainda uma cena a lá faroeste que ficou muito bacana. Vale o confere sim!

Deadpool (2016)

8-things-you-probably-didn-t-know-about-the-deadpool-movie-841320

O filme de herói mais divertido do ano, sem dúvidas. No cinema, eu mau recuperava o fôlego de uma piada e já caía em outra. As referências, a auto zoação, o sangue, tudo! O filme, que foi concebido a partir de muito esmero por parte de Ryan Reynoldsaté comentei por que ele era o cara certo pro papel – Merece todos os louros que vem ganhando, inclusive as indicações ao Globo de Ouro!

Batman vs Superman – A Origem da Justiça (2016)

batman-vs-superman-ew-pics-3

Bicho… kkkkkkkkkkkkk Uma coisa é certa: Foi o filme mais comentado e mais gerador de discussões nas redes sociais de todos os tempos! Eu até postei aqui os meus pitacos sobre o filme, que pra uns, melhora ou piora conforme o tempo passa.

O filme tem falhas? Sim! Muitas! Mas diverte! O assisti duas vezes no cinema, para digerir melhor as coisas. No fim, ficou a impressão de que reunir a trindade em apenas um filme foi uma missão difícil para Zack Snyder. E não. Não tive saco para assistir a versão estendida. Mas leia também a crítica do meu compadre Ítalo, que diferente de mim, saiu maravilhado do cinema.

Capitão América – Guerra Civil (2016)

GC

Em abril veio o filme que, assim como Batman vc Superman, fez as redes sociais entrarem em polvorosa, principalmente na comparação entre os dois filmes, que fez o Impeachment da presidente Dilma parecer coisa de criança. Eu amei, o Dick também. O Ítalo já não gostou e assim a vida segue. kkkkkkk Impressionante como as coisas acontecem.

Mas o filme é foda pra caralho e é o melhor filme de herói do ano. Pronto falei! kkk

Horas de Desespero (2015)

20de757c22c223669137e452488fb41e_XL

O filme de suspense que mais me impactou no ano!  Deus do céu, que filme foda!! Fluído, caótico, desesperador. Você precisa assistir a esse filme. Mas se tiver algum problema respiratório, já não sei se posso te indicar algo assim que certamente irá fazer você perder o fôlego. Que filme!

Fargo (1996)

fargoSe os irmãos Coen tinham desapontado na adaptação de “Onde Os Fracos Não Tem Vez” (2007), voltei mais ainda na carreira dos irmãos cineastas para entender por que eles são tão admirados e aqui realmente encontrei a resposta. Fargo é um filme sensacional e único. Uma comédia tragicômica a cara dos anos 90 – naquela fase onde os anos 80 ainda não tinham se dissipado totalmente. A ambientação do filme no interior coberto de neve dos Estados Unidos intensifica mais isso com uma fotografia belíssima e seus personagens tão originais e interessantes. É quase um Tarantino light – Vão me xingar por esse termo – Mas eu digo isso se pensarmos num roteiro tão rico, nos personagens tão carismáticos e na ambientação soturna.

Donnie Darko (2001)

donnie-darkoooAAAAAHH MANO QUE FILME DO CARALHO!!! Cultuado e adorado filme de estréia do diretor doidão Richard Kelly. O filme explode a sua cabeça! Filmaço que mostra um jovem e já talentoso Jake Gyllenhaal que tem umas alucinações malucas com um cara vestido de coelho assustador. O filme segue explorando viagem no tempo e tem uma trilha sonora 80/90 que eu já levo a abertura do filme com “The Killing Moon” do Echo and the Bunnymen no meu coração. Teve gente que disse: “Filme bosta, entendi nada!” Mas se você for pesquisar sobre o filme após assisti-lo a coisa muda de figura.

Somente Deus Perdoa (2013)

downloadFilmaço de ação e simbolismo com Ryan Gosling, outro cara que assim como Gyllenhaal acima, faz uns filmes bem doidões. Aqui, temos uma obra que foi vaiada no festival de Cannes devido ao estilo verborrágico do diretor Nicolas Winding Refn. Ame ou odeie, o filme tem ótimas cenas de ação e personagens bacanas. Uma referencia direta ao Complexo de Edipo pode te fazer pensar “WTF?” mas num sentido mais amplo, se encaixa bem no filme. Ah! Cores dizem muito aqui viu!!

O Homem Duplicado (2013)

239210-jpg-c_640_426_x-f_jpg-q_x-xxyxxEste filme é uma adaptação do livro homônimo de José Saramago. É um filme REPLETO de simbolismo, daqueles que você, depois que o filme termina, ou fica viajando por que não entendeu nada, ou fica viajando em teorias que aparecem em casa frase do filme. Nenhuma cena está ali por acaso e mais uma vez temos uma ótima atuação de Jake Gyllenhaal em mais um filme pra explodir sua cabeça.

É um filme pra assistir com calma. Cada vírgula, cada cena, cada momento tem um sentido numa direção firme de Denis Villeneuve. No final das contas, não existe um caminho “certo” para entender o filme. E isso pode ser o mais intrigante dele. Filmaço!

A trilogia Bourne. Identidade (2002), Supermacia (2004) e Ultimato (2007)

trilogia-bourne

Daqueles filmes que você sabe que tem que assistir, mas sempre ia adiando, sabe-se lá por que. Mas eu peguei um daqueles domingos chuvosos, sozinho em casa e assisti de uma vez só essa trilogia maravilhosa que foi um divisor de águas dos filmes de ação. Os filmes mais recentes da franquia 007 passaram a ser com Daniel Craig por conta do sucesso de “Bourne”.

O misto perfeito de suspense e ação na direção de Paul Greengrass. O clima de “um homem versus o mundo”, até a “mocinha” do filme – que foge de todo o padrão e realmente tem uma construção significativa no filme – fazem dessa trilogia daquelas que vale a pena ter o box em casa.

Doutor Estranho (2016)

trailer-doutor-estranho

Fechando o ano com os filmes de heróis, Doutor Estranho foi outro acerto singular da Marvel. O filme é ao mesmo tempo mais mágico e mais humano também. O visual é um deslumbre, sensacional. Mas o roteiro é quem chama a atenção aqui.

A semelhança com o primeiro Homem de Ferro quanto a Jornada do Herói é até “justa”. O cara arrogante que termina o filme mais humilde e reconhece sua posição heroica perante o mundo. Ok. Mas em Doutor Estanho, essa jornada é mais humana, mais espirituosa. O treinamento de Strange com a Anciã é belíssimo. “Open your mind” . Isso tudo somado a um elenco sensacional e uma atuação e caracterização soberba de Benedict Cumberbatch

E pra você?!?! Quais foram os filmes que te fizeram ir nos cinemas? Ou fazer aquela maratona no Netflix?

 

 

Visualizacões:   88   Comentários:   0   Curtidas: 0
Comentar (pelo Facebook)

Deixe uma resposta

A password will be emailed to you.