Papo Torto
Pular

Os monólogos de abertura de Trainspotting e os nossos vícios modernos.

Publicado:   novembro 9, 2016   Categoria:Filmes e sériesEscrito por:Jota1

Olha, pra ser sincero eu não acho Trainspotting esse filmão todo não. Como adaptação, ele é bacana, até tem um puta elenco. Mas não acho nada “cool” esse hype autodestrutivo que a geração “Sexo, Drogas e Rock n Roll” dos anos 90. Acho que as drogas limaram muito do potencial de grandes artistas da época. Claro que há o contexto social e tudo o mais, e claaaaaaaro que as drogas potencializaram muito do poder criativo desses mesmos artistas. Porem, o resultado é danoso, quando o artista morre precocemente.

Enfim, uma das coisas mais legais de Trainspotting – senão a mais legal – é a cena de abertura, onde somos apresentados aos personagens do filme e ela tem um ritmo e texto bem bacanas. Em Trainspotting 2 – T2, como ficou moderninho – anunciado para o início do ano que vem, como divulgamos o trailer aqui no site, o monólogo de abertura ganhou um update. Confira a ambos:

Monólogo de T2:

“Escolha a vida
Escolha o Facebook, o Twitter, o Instagram e espere que alguém em algum lugar se importe
Escolha olhar para os velhos tempos, querendo ter feito tudo diferente
E escolha ver a história se repetir
Escolha seu futuro
Escolha programas de reality TV, humilhar mulheres, usar pornô como vingança,
Escolha um contrato de trabalho sem mínimo de horas, uma ida de duas horas para chegar ao trabalho
E escolha o mesmo para seus filhos, só que pior, e alivie a dor com uma dose desconhecida de uma droga desconhecida feita na cozinha de alguém
E então… Respire fundo
Você é um viciado, por isso se vicie
Vicie-se em outra coisa
Escolha o que você ama
Escolha seu futuro
Escolha a vida”

O monólogo de T2 é ligeiramente mais curto que o do primeiro filme, mas acerta em cheio na contemporaneidade. Vícios modernos como redes sociais, reality shows, pornô “como vingança”, seria uma alusão a vazamento de selfies pornográficas? Pode ser. Num dia em que os EUA elegem Donald Trump como presidente, a gente nota que as coisas não mudaram taanto assim de 20 anos atrás até então.

Visualizacões:   67   Comentários:   3   Curtidas: 0

3 Comentários

10 de novembro de 2016
ah vtnc para de acertar em tudo mano, pqp.
10 de novembro de 2016
Oxi?! Como assim? kkkkkkkkk
10 de novembro de 2016
Acho um filmão, quase na mesma categoria de Sobre meninos e lobos. Tem muita coisa pra falar dos dois filmes, mas irei fazer um post sobre.
Comentar (pelo Facebook)

Deixe uma resposta

A password will be emailed to you.