Papo Torto
Pular

#SextaTorta – Autobiografia de Rick Bonadio e “lista” de Nelson Motta, dois livros para estudar a música do Brasil

Publicado:   outubro 21, 2016   Categoria:#SextaTorta , HQ´s e LivrosEscrito por:Jota1

Adoro livros de história da música! Como com farinha. (hehe). E recentemente foram lançados dois livros que são um verdadeiro deleite para quem gosta de estudar a música – mercado, produção, criação, bastidores, curiosidades e etc – do Brasil: Rick Bonadio – 30 Anos de Música” , autobiografia do amado e odiado Rick Bonadio. E “101 Canções Que Tocaram o Brasil” do jornalista, letrista, compositor e crítico musical Nelson Motta. Este que eu sou fã de carteirinha.

Rick Bonadio é figura carimbada na industria musical do Brasil. Lançou bandas como Mamonas Assassinas – Seu primeiro boom no mercado. Charlie Brown Jr. NXZero, Fresno – Se você nutria ódio pelo cenário EMO que entupiu as rádios e a MTV nos anos 2000, Bonadio é o responsável – Além de ter trabalhado com bandas já consagradas como, Titãs, Ira, Capital Inicial, Los Hermanos e etc. Seu estúdio, com o nome de “Midas” – sugestivo, não? – foi cenário de muitas histórias recentes da música brasileira. O produtor sabe de MUITA coisa pessoal das bandas, mas como ele mesmo disse em entrevista ao UOL, não vai contar o podre de banda nenhuma. Claro, pois as bandas são seus clientes. Mas fico imaginando aqui as histórias que rolaram no estúdio e neste sofá da foto abaixo, no qual Chorão compôs “Só Os Loucos Sabem”.

O produtor Rick Bonadio em seu estúdio, no sofá onde Chorão compôs "Só Os Loucos Sabem". Foto: Lucas Lima/UOL.
O produtor Rick Bonadio em seu estúdio, no sofá onde Chorão compôs “Só Os Loucos Sabem”. Foto: Lucas Lima/UOL.

capa-da-autobiografia-rick-bonadio-30-anos-de-musica-1476811441485_300x420Bonadio é muito criticado por “criar” bandas tipo miojo principalmente em suas participações em programas de TV, como “Popstars”, no SBT, depois nos quadros “Country Star” da BAND e “Olha A Minha Banda” do Caldeirão do Huck, na Globo, e hoje, como jurado do programa X-Factor Brasil. Engraçado é que ele próprio, responsável por muitos dos sucessos radiofônicos dos últimos 15 anos, é um crítico quanto a qualidade do cenário musical de hoje em dia. Como neste trecho de sua entrevista ao Zero Hora:

Temos uma qualidade musical ruim. Está muito fácil o cara dizer que é artista, entende? Ele grava em casa ou num estúdio sem condições, não tem um filtro, um produtor, alguém que acompanhe, ele não vai fazer show, e de repente ele tá na internet, tem muito view, virou mania e é sucesso. Então aí qualquer porcaria faz sucesso. Precisamos ter um equilíbrio para investir em artistas com mais conteúdo e duradouros, não dá pra ficar só nisso.”

Concordando com ele ou não, certamente é um livro que trará boas histórias sobre uma figura de muita importância na música nacional. Inclusive, ele conta como foi a relação com os Mamonas Assassinas, primeira banda que ele lançou. Se não for muito caro (hehe) quero ele na minha estante!

capa-do-livro-101-cancoes-que-tocaram-o-brasil-de-nelson-motta-1476975319001_300x420Outra figura importantíssima música no Brasil que está lançando livro, e este eu sou fã demais, é o Nelson Motta. O cara já trabalhou com Tim Maia, Raul Seixas, Rita Lee, Marisa Monte e é responsável por vários hits de Lulu Santos – Motta foi responsável por “Como Uma Onda”, só pra você ter uma noção… Ultimamente, ele está presente toda sexta-feira em sua coluna no Jornal da Globo, sobre a cultura da música. Seu livro, intitulado “101 Canções Que Tocaram o Brasil”, além de listar as canções, conta curiosidades sobre a composição e o contexto histórico de cada uma. Coisas lindas de saber, como “Lanterna dos Afogados”, hit dos Paralamas do Sucesso, foi composta em 10 minutos! (Pasme!).

Motta esclarece que foi uma árdua missão e no livro ainda consta um “bônus track” com outras 100 músicas que merecem ser citadas. E conclui: “Das modinhas e choros ao funk e o tecnobrega, a música brasileira acompanha os movimentos do país com canções que conta a história de um tempo e dos sentimentos dos brasileiros com qualidade, quantidade e diversidade”. Obrigatório para os fãs de música e, porque não, uma aula sobre a história do Brasil.

Numa pesquisa rápida na Amazon, os preços estão bem suaves viu…

 

Visualizacões:   75   Comentários:   1   Curtidas: 0

1 Comentário

[…] Estava embaladíssimo após terminar o “101 músicas que tocaram o Brasil” – Falei dele aqui, e falarei mais ainda outra hora – resolvi fazer a lista quando estava ouvindo o sensacional […]
Comentar (pelo Facebook)

Deixe uma resposta

A password will be emailed to you.