Papo Torto
Pular

Dois (ótimos) filmes para explodir sua cabeça, tipo Donnie Darko!

Publicado:   outubro 19, 2016   Categoria:Filmes e sériesEscrito por:Jota1

Ultimamente tem acontecido uma coisa nova e bacana nos meus finais de semana: Estou assistindo a dois filmes (Três, se contar que finalmente terminei o divertido “Fargo”, dos irmãos Coen). Deve ser a grana curta pra sair ou algo do tipo. Neste último, assisti a dois filmes na pegada “Filmes para explodir sua cabeça”, sub-gênero que muita gente leva no “ame-o ou odeie-o”. Depois de assistir a “Donnie Darko” (Richard Kelly, 2001) com o meu cunhado, fomos atrás de outros filmes com vibe semelhante – Além da deliciosa forma como a Netflix nos cativa a recomendar filmes com base no que a gente vem assistindo.

Os filmes assistidos foram: “O Homem Duplicado” de 2013 com direção de Denis Villeneuve, cujo roteiro foi baseado na obra do escritor José Saramago, e nos trás como ator principal o mesmo Jake Gyllenhaal de “Donnie Darko”. Só até aqui, o filme já vale o confere. O outro filme foi “Apenas Deus Perdoa”, também de 2013, do diretor Nicolas Winding Refn, vaiado em Cannes por este filme e pelo recente “O Demônio de Neon”. O filme é protagonizado pelo ator Ryan Gosling, no qual o ator já tinha trabalhado com Refn no excelente “Drive”, de 2011. Seguem os trailers abaixo para você ter uma noção das duas obras:

Fodões né? O que ambos filmes tem em comum, é que se você pesquisar as críticas deles na internet afora, vai notar que existem críticas que os classificam de “ruins” a “ótimos”. Além disso, há também bons vídeos no youtube destinados a explicar essas duas obras. Claro que isso vai da visão de cada um. E no final das contas a melhor coisa desse tipo de filme é justamente a discussão que eles nos permitem acerca de como entendemos – ou não – o que o filme quis nos passar.

Não vou fazer nenhuma crítica dos filmes para não criar nenhuma expectativa em você. Assista-os! De repente, assistir os dois no mesmo dia, como eu fiz, pode não cair muito bem, por que são filmes que pedem uma certa imersão. Em “O Homem Duplicado” o que posso lhe adiantar é que temos uma atuação sensacional de Jake Gyllenhaal e o filme tem um simbolismo muito interessante (Que vontade de te falar, mas vou me segurar. kkkkk) e POR FAVOR comente depois se você conseguiu entender o porquê de aranhas aparecerem no filme. – Isso não é nenhum spoiler blz? – O filme me lembrou por instantes o livro “A Metamorfose” de Kafka, livro que eu ODIEI pela sensação horripilante que ele traz. Mas no filme (Graças a Deus) isso não acontece.

cena-de-o-homem-duplicado

Em “Apenas Deus Perdoa” há MUITO simbolismo numa história linear e aparentemente simples. A coisa acontece numa linha de ação bacana, há um exagero quanto a violência utilizada no filme e fico me perguntando porquê o filme foi vaiado em Cannes. O diretor usa da cor vermelha para explicitar a violência e o clima “infernal” que caracteriza todo o filme, alem de um flerte interessante com o Complexo de Édipo – Mesmo que isso explique uma das cenas mais WTF!?! do filme.

Enfim, ambos filmes estão na Netflix e você pode aproveitar o fim de semana que se aproxima para curtir a essas obras. Não esqueça de comentar aqui o que você achou dos filmes – Ou me xingar, caso não tenha gostado. 🙂

 

 

 

Visualizacões:   48   Comentários:   1   Curtidas: 0

1 Comentário

[…] Se você quiser conhecer um pouco dos filme do Jake Gyllenhaal, fizemos um post com algumas dicas, o… […]
Comentar (pelo Facebook)

Deixe uma resposta

A password will be emailed to you.