Papo Torto
Pular

Crítica – Inferno

Publicado:   outubro 12, 2016   Categoria:Criticas , Filmes e séries , HQ´s e Livros , OpiniãoEscrito por:Jean Lobato

 

O autor

Dan Brown, escritor norte-americano, escreveu Fortaleza Digital (1998), Ponto de Impacto (2001) o qual ganhou diversos prêmios internacionais e foi muito elogiado pelo Washington Post; Anjos e Demônios (2000) um romance policial, o qual conta a primeira aventura protagonizada pelo simbologista de Harvard, professor Robert Langdon, adaptado para o cinema em 2009, Anjos e Demônios está na lista dos mais vendidos no mundo com mais de 39 milhões de cópias. Seu maior sucesso foi o polêmico O Código da Vinci, um best-seller mundial, décimo primeiro livro mais vendido no mundo com mais de 80 milhões de cópias.

Roteiro

Inferno tem como roteirista David Koepp, dentre os filmes em que Koepp trabalhou temos Jurassic Park (1993), O Homem Aranha (2002), Indiana Jones e a Caveira de Cristal (2008), Anjos e Demônios (2009).

Produção

Brian Grazer produtor de cinema e televisão, famoso por suas colaborações com Ron Howard, produziu juntamente com Tom Hanks e Howard a minissérie Form The Earth To The Moon, onde recebeu o prêmio Emmy Award de melhor minissérie. Dentre os filmes produzidos por Grazer destaco As Loucuras de Dick e Jane (2005), o Gângster (2007), Robin Hood (2010) e J. Edgar (2011). Brian Grazer também ganhou o Oscar de melhor filme com A Beautiful Mind (2001).

Direção

Inferno conta com a direção de Ronald William Howard (Ron Howard), ganhou notoriedade como Opie Taylor na comédia The Andy Griffit Show durante oito anos. A parti de 1980 decidiu focar exclusivamente na direção. Dirigiu inúmeros filmes incluindo os vencedores do Oscar Cocoon (1985), Apollo 13 (1995), também dirigiu e produziu Uma Mente Brilhante (2001), um filme onde Ron Howard foi premiado foi premiado com Oscar nas categorias de melhor filme e melhor diretor.

Tom Hanks stars in Columbia Pictures' suspense thriller "Angels & Demons."
Tom Hanks stars in Columbia Pictures’ suspense thriller “Angels & Demons.”

Elenco

Tom Hanks – como Robert Langdon, um professor de simbologia na Universidade de Harvard;

Felicity Jones – como Dr. Sienna Brooks, uma doutora que ajuda Langdon a escapar;

– Omar Sy- como Christoph, chefe do grupo Consórcio;

Ben Foster – como Bertrand Zobrist, um cientista com a intenção de resolver os problemas de superpopulação no mundo;

Irrfan Khan – como Harry “O Mestre” Sims, chefe do Consórcio, ajudando Zobrist em sua missão.

A história

O professor Robert Langdon (Tom Hanks – Náufrago, 2000; O Código da Vinci 2006; Anjos e Demônios 2009), da Universidade Harvard, desperta em uma cama de hospital com um ferimento na cabeça e sem conseguir se lembrar do que aconteceu nos últimos dias. Ao olhar pela janela, descobre que está em Florença, na Itália. Logo, a médica Sienna Brooks (Felicity Jones – A Teoria de Tudo, 2014) entra em seu quarto e o explicam que ele sofreu uma concussão ao levar um tiro de raspão e deu entrada no pronto-socorro do hospital por conta própria. Quando tentaram mata-lo no hospital o mesmo consegue fugir com a ajuda de sua médica e descobre que não pode confiar no pessoal do consulado americano. Ele encontra um cilindro em um bolso de seu paletó, O cilindro contém o símbolo de risco biológico. Robert decide então abrir o cilindro e encontra um cilindro ósseo medieval dotado de um projetor laser que projeta uma versão levemente modificada do Mapa do Inferno de Sandro Botticelli

net3cfnzie35vc_1_b

Ambos seguem em direção à Cidade Velha, acreditando que o cilindro está relacionado a Dante Alighieri. Eles correm para uma obra perto dos Jardins onde Langdon acende o projetor novamente e percebe que dez letras, que formam a palavra “CATROVACER”, foram adicionas a cada uma das dez camadas do Inferno, e que as camadas foram rearranjadas. Ao organizá-las de modo a ficarem como na pintura original, Langdon chega às palavras “CERCA TROVA” (Procure e Encontre), as mesmas palavras na pintura A Batalha de Marciano de Vasari, localizado no Palazzo Vecchio.

Langdon e Sienna encontram a máscara mortuária de Dante com uma charada deixada por seu atual dono, um geneticista bilionário chamado Bertrand Zobrist (Ben Foster, X – Man 3, O Confrontro Final, 2006). Quanto a Zobrist, este havia pago uma organização secreta (chamada simplesmente de “Consórcio”) para que o deixassem isolado e incomunicável por algum tempo enquanto desenvolvia a praga mortal que tem a capacidade de destruir um terço da população mundial. Ele também deixou um vídeo perturbador com eles, que deveria ser enviado a toda a imprensa mundial no dia seguinte aos eventos. A praga criada por Zobrist, na verdade, é um vírus vetor que infectará todas as pessoas, selecionadas aleatoriamente desta forma, a humanidade será forçada a entrar em uma nova era, pois qualquer tentativa de reverter o vírus pode provocar efeitos genéticos colaterais perigoso.

anmllbdx9d98nmzryvutxwjr6ab

Langdon finalmente descobre que Sienna trabalhava com Zobrist e precisava do professor para encontrar o vírus, uma vez que Zobrist estava morto e tinha deixado charadas do local onde o vírus se encontrava. Sienna foge deixando Langdon nas mãos de Christoph (Omar Sy – Os Intocáveis, 2011), um agente corrupto que quer adquirir o vírus para vende-lo e fará de tudo para consegui-lo.

Resumo

Um filme excelente, sem a marca de continuidade dos seus anteriores, a não ser pelo personagem do professor Robert Langdon, história exclusiva, onde você vai ficar preso, com momentos de respiração tensa, com direito a suspense, aventura policial e muita ação.

Visualizacões:   24   Comentários:   0   Curtidas: 0
Comentar (pelo Facebook)

Deixe uma resposta

A password will be emailed to you.