Papo Torto
Pular

Arquivo T #06 – Luke Cage

Publicado:   outubro 11, 2016   Categoria:Arquivo T , Bio da Semana , HQ´s e LivrosEscrito por:Italo Goulart

A série solo do não tão conhecido herói de aluguel, Luke Cage estrou e como vai virar costume vamos te preparar para saber tudo sobre o personagem e você ficar por dentro de tudo que pode rolar no universo das séries e filmes baseados em Histórias em Quadrinhos.

CRIAÇÃO

Criador por Archie Goodwin, John Romita e Sr. George Tuska foi o primeiro herói negro a ganhar uma revista própria na Marvel e um dos primeiros heróis negros das histórias em quadrinhos(o primeiro foi o Lobo da editora Dell Comics que foi criado em 1965).

Luke Cage fez sua grande estreia em junho de 1972, na revista Luke Cage, Hero for Hire #1. Inspirado principalmente na leva blaxploitation que invadia as telas de cinema na década de 70, a revista teve uma natural boa aceitação, até o final da década seguinte onde foi cancelada. Depois disso o personagem foi usado outra vezes somente como personagem secundário e isso rendeu a participação dele em várias equipes de super poderosos.

BIOGRAFIA

Nascido e crescido no bairro do Harlem, Cage fazia parte de uma gangue chamada “Bloods” junto com seu amigo Willis Stryker. Os dois cometiam pequenos delitos juntos e lutavam sempre contra uma gangue rival, os “Diablos”, muitas das vezes faziam isso em nome do chefe do crime Sonny Caputo, conhecido também como Martelo. O maior sonho de Cage em sua adolescência era se tornar um grande criminoso, até ele perceber que seus atos estavam prejudicando sua família, depois disso mudou seus planos e decidiu arranjar um emprego e se ajeitar.

Seu amigo Stryker permaneceu no crime e estava se tornando um criminoso conhecido, isso chegou aos ouvidos da organização criminosa Maggia(conhecida como Sindicato, atua como se fosse uma máfia), o qual espancaram severamente Stryker, que foi salvo pela intervenção de Luke Cage.

Com medo das coisas que estavam acontecendo com o Stryker, Reva Connors, a namorada do Stryker decide terminar o namoro e procura o consolo nos braços do Luke Cage(já sabe que deu treta isso aí né?). 

Stryker achando que Reva separou dele para ficar com o Cage, coloca heroína(que ele tinha roubado do rei do tráfico Cornell Cottonmouth) no apartamento de Cage e chama a polícia. fazendo assim ele ser preso.

cottonmouth
Cornell Cottonmouth

Preso injustamente na ilha prisão Seagate, mais conhecida como Inferno Humano, Cage começou a nutrir um ódio imenso por Stryker e isso era revelado com as frequentes brigas e tentativas de fuga que se metia. Na prisão Cage era submetido a maus tratos pelo guarda Rackham e pelo diretor da prisão.

Até que a direção da prisão é mudada e o guarda que maltratava Luke foi rebaixado por esse motivo. Os novos diretores junto com Dr.Noah Burstein iam começar pesquisas cientificas financiadas pelas Industrias Stark e viram em Luke Cage um pretendente muito capaz. As experiencias consistiam em injeções e banhos escaldantes em produtos químicos.
O guarda que tinha sido rebaixado por culpa do Cage resolveu se vingar, e o tranca dentro de uma das máquinas que eram usadas no experimento. Luke Cage não conseguindo mais suportar a dor, destruiu a máquina e atacou o guarda e destruiu tudo em sua volta, aterrorizado com a força que tinha ele resolve fugir. A policia achando que tinha sido um acidente, considera Cage como morto e o assunto é varrido para debaixo do tapete.

De volta pra Nova Iorque, Luke Cage teve encontros casuais com alguns bandidos e viu que isso poderia ser, de alguma forma, lucrativo.

Adotando de vez o nome de Luke Cage(que até agora ainda era oficialmente Carl Lucas), vestindo seu característico traje amarelo, ele tinha começado sua vida de “mercenário” e ajudava quem estivesse disposto a pagar seu preço.

Abriu um escritório na Times Square onde fez amizade com o estudante de cinema D.W. Griffith(toma essa referencia na sua cara. Caso você não tenha entendido, D.W. Griffith foi um diretor de cinema na era de nascimento da história do cinema, que foi envolto por muitas críticas pelos seus filmes que tratavam de forma jamais vista sobre o racismo. No seu primeiro filme de sucesso, O Nascimento de uma Nação de 1915 ele foi duramente criticado por enaltecer o poder branco e a quase  recém formada Ku Klux klan, em resposta aos ataques infundados ele fez no ano seguinte Intolerância que foi pra mostrar o real intuito de sua obra anterior, mas irei aprofundar mais sobre esses filmes em outro post), Dr Burstein sabendo da inocência de Cage também se mudou pra Nova Iorque, onde abriu uma clinica médica onde era ajudado pela Doutora Claire Temple, com quem Cage logo começou um relacionamento.

Stryker, o amigo de infância que traiu Cage, se afiliou ao grupo Maggia e se tornou o agente Diamondback, o qual morreu em uma luta contra Cage.

images
Cascavel/Diamondback

Por seus atos “heroicos”, Luke Cage fez uma gama de inimigos, entre eles Gideon Mace, um veterano de guerra que queria se estabelecer nos EUA e que acabou por várias vezes entrando em combate com Cage, Quemistro(Curtis Carr), Discus, Stiletto, Sombras e Commanche, todos eles com ligação aos dias de prisão de Cage.

Apesar de ter pouco em comum com a maioria dos heróis, Luke Cage fez algumas amizades na sua longa jornada como herói, entre eles o Homem-Aranha, Quarteto Fantástico e Jessica Jones, com quem posteriormente se casaria e teria uma filha.

Numa missão em que ele vai impedir que um vilão roube uma starsuit das Industrias Stark, ele decide seguir o exemplo de seus amigos heróis e adota para sim o codinome Poderoso(Power Man, no original).

ENTRADA PARA OS DEFENSORES

As coisas começam a acontecer para Luke Cage quando ele decide se associar a superequipe chamada de Defensores.

marvelnetflix2
Os personagens dos Defensores da Marvel/Netflix

Ele enfrenta vários vilões como o grupo de super vilões Gangue da Demolição e o grupo de racistas Filhos da Serpente. E o cartel de vilões aumenta cada vez mais incluindo X The Marvel(Willie Dance) um lutador profissional de Wrestler, Mister Fish, Dontrell “Barata” Hamilton, Ray “Piranha” Jones, o racista WildfireMangler e Spear (cujo irmão havia morrido em tratamento com o Dr. Burstein), os senhores do crime Barão Big Brother, além do Escaravelho DouradoZzzax, o Dynamo Vivo e outros.

Achando que seu trabalho nos Defensores estava prejudicando seu ganha pão como mercenário, o milionário e ex vilão Falcão Noturno resolve esse problema pagando Cage.

defendersbanner
Os verdadeiros Defensores

Durante um tempo, Luke Cage ficou no núcleo dos Defensores, junto com Doutor Estranho, Hulk, Valquíria, falcão Noturno e Guardião Vermelho.  Juntos, eles derrotaram ameaças menores, incluindo Enguia (Leopold Stryke) e Porco-Espinho (Alexander Gentry) , e as principais ameaças como, Nebulon, Emissários do Cabeça de Ovo (Elihas Starr); mas Cage estava se sentindo fora de lugar nas missões cada vez mais bizarras dos Defensores e, eventualmente, saiu. Ele não se sentia bem no trabalho em equipe e se sentia inadequado para desempenhar seu papel, fato que se provaria errado logo depois.

PUNHO DE FERRO, MISTY KNIGHT E OS HERÓIS DE ALUGUEL

Com as provas da inocência de Cage em mãos, o vilão Bushmaster(John McIver) sequestra o Doutor Burstein e a Doutora Claire Temple, colocando em risco a segurança e a esperança de absolvição de Cage para chantageá-lo, Bushmaster faz com que Cage sequestre a detetive Misty Knight(Mercedes “Misty” Knight), que tinha humilhado Bushmaster anteriormente.

Com os esforços de Cage para sequestrar Knight, ele acaba se envolvendo numa briga com o namorado dela, o lutador de artes marciais conhecido como Punho de Ferro. Ao saber de tudo que estava acontecendo, Cage, Punho de Ferro e Misty knight unem forças para derrotar Bushmaster e resgatar seus amigos..

img_8675
Treta Luke Cage e Punho de Ferro

Inocentado de suas acusações Cage trabalhou por um curto período na Nightwing Restaurações, mas logo foi chamado, junto com Punho de Ferro, para integrar uma equipe de heróis, a Heróis de Aluguel, fundada por um advogado e empresário Jeryn Hogarth.
Punho de Ferrro tinha acabado de chegar da cidade extra dimensional K’un-Lun e não entendia nada do mundo atual, já Luke Cage, um homem do mundo e das ruas sabia de tudo, a união deles era mais que incerta, mas acabaram virando grandes amigos. Logo depois disso tudo, a relação de Cage com a Doutora Temple se desfez e ele começou a namorar uma modelo chamada Harmony Young.

Em uma das missões, Punho de Ferro foi envenenado com radiação, Cage o levou para K’un-Lun para tratamento.
Durante sua estádia lá, Punho de Ferro foi substituído por um sósia de uma raça inimiga dos habitantes de K’un-Lun, sem que Cage soubesse.

De volta a Terra, o sósia foi destruído por um ataque dos Super-Skrull, num plano arquitetado pelo inimigo do Punho de FerroMestre Khan.

Luke Cage foi responsabilizado pela morte de Punho de Ferro e virou novamente um fugitivo. Ele acabou se mudando pra Chicago e largando o codinome de Poderoso para operar só como Luke Cage. 

landscape_xlarge

Algum tempo depois Cage descobriu que sua namorada tinha sido assassinada e durante a investigação ele descobriu que tinha sido o demônio DarkLove. Ele derrotou o demônio ao lado do Motoqueiro Fantasma. 

Cage é recrutado pelo Doutor Druida, para integrar a equipe Defensores Secretos, ele volta para Nova Iorque não se sentindo mais a vontade de ser um herói e vira coproprietário de um teatro, junto com seu amigo D.W. Griffith. Mesmo a pedido de Punho de Ferro, para que ele voltasse para os Heróis de Aluguel, Cage não o fez.

Cage só voltou ao grupo de heróis, quando O Mestre o persuadiu a ser um espião dentro da equipe e pra fazer isso ele destruiu o teatro de Cage.

Cage ficou um tempo como espião para O Mestre, começou até simpatizar com alguns bons ideais dele, mas não pode mais suportar a ideia de trair seu amigo Punho de Ferro e nem apoiar o tanto de vida que se perderia com a concretização dos plano do Mestre. Então junto com os Heróis de Aluguel ele decidiu por fim aos planos do vilão. 

Cage ficou mais um tempo com os heróis, chegando a namorar com uma das integrantes, a Mulher-Hulk, mas quando as empresas Stark compraram o grupo e ele e o Homem-Formiga(Scott Lang) foram demitidos por conta de suas fichas criminais. Todo o grupo se desfez em protesto por conta dessa medida. 

RELACIONAMENTO COM JESSICA JONES

Numa noite regada a álcool, Jessica Jones que era investigadora particular e atual guarda costas de Matt Murdock, depois que alguns boatos sobre ele ser o Demolidor caíram na mídia, Cage a engravidou. Quando ficou sabendo que Jessica estava grávida eles decidiram morar juntos e Cage ajudou Jessica a se recuperar dos abusos que ela sofreu na mão do Homem-Purpura

1463351-1219889_cage_fam8
Luke Cage e sua espoa Jessica Jones

NA SÉRIE

encerrado-2

 

Dê sua opinião ou dica sobre qual personagem você gostaria de ver nessa sessão.Confira também nossas publicações mais antigas, outros heróis no Arquivo T.

Visualizacões:   60   Comentários:   0   Curtidas: 0
Comentar (pelo Facebook)

Deixe uma resposta

A password will be emailed to you.