Papo Torto
Pular

O Mestre dos Gênios revela o sucesso precoce de Thomas Wolfe

Publicado:   setembro 23, 2016   Categoria:Filmes e sériesEscrito por:Italo Goulart

Com estreia prevista para o dia 20 de outubro no Brasil, o filme O Mestre dos Gênios(Genius, EUA/Reino Unido, 2016) é um emocionante drama sobre a complexa amizade e a transformadora relação profissional entre um dos mais respeitados editores literários de todos os tempos: Maxwell Perkins (descobridor dos imortais escritores F. Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway) e o gigante literário Thomas Wolfe, que conquistou sucesso de crítica muito jovem.

Baseado na biografia “Max Perkins: Um Editor de Gênios”, de A. Scott Berg, o filme traz no elenco Colin  Firth (O Discurso do Rei) que interpreta o editor Max Perkins, ao lado de Jude  Law (O Grande Hotel Budapeste) como Thomas Wolfe, Nicole Kidman (Olhos da Justiça) como Aline Bernstein, a designer que teve uma relação tumultuada com Wolfe; Laura Linney (O  Enviado) como  Louise  Perkins, a talentosa  dramaturga  e  esposa  de  Max.

Thomas Clayton Wolfe nasceu em Asheville, Carolina do Norte, em 1900. Um escritor de 20 anos, cujos manuscritos de 1.100 páginas continham um suave e profundo estilo autobiográfico que imediatamente chamou a atenção de Perkins, mesmo que o editor soubesse que teria que cortar grande parte do texto e tentar adaptá-lo a padrões publicáveis da época.

Perkins e Wolfe criaram laços profundos entre si. Perkins colaborou no lançamento de dois romances de Wolfe: “Look Homeward, Angel” e “Of Time and the River”. Sob protestos de Perkins, inclusive, Wolfe dedicou Of Time and the River ao editor. “Esse livro é dedicado a Maxwell Evarts Perkins. Um homem corajoso e honesto, que ficou ao lado do escritor desse livro em tempos de amarga desesperança. O autor espera que o livro prove a ele que valeu a pena”, Wolfe escreveu. Infelizmente, Thomas morre logo depois com tuberculose.

Com roteiro de John Logan (indicado ao Oscar® por Gladiador, O Aviador e A Invenção de Hugo Cabret), o drama tem direção de Michael Grandage, sua estreia atrás das câmeras após colecionar prêmios e sucessos como diretor artístico do teatro Donmar Warehouse, em Londres.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Visualizacões:   19   Comentários:   0   Curtidas: 0
Comentar (pelo Facebook)

Deixe uma resposta

A password will be emailed to you.