Papo Torto
Pular

Crítica – O Homem nas Trevas

Publicado:   setembro 5, 2016   Categoria:Criticas , Filmes e sériesEscrito por:Dick Farney

Don't_Breathe_(2016_film)Título: O Homem nas Trevas (Título Original: Don’t Breathe)
Diretor: Fede Alvarez
Elenco: Stephen Lang, Jane Levy, Dylan Minnette, Daniel Zovatto
Ano: 2016
Duração: 88

Três jovens (Rocky – Jane Levy, Alex – Dylan Minnette e Money – Daniel Zovatto) ganham a vida com um esquema simples e inteligente de invasão domiciliar. Poucas coisas roubadas e pequenos danos os deixam confortáveis para cometer o crime sem se preocuparem mas também aumenta sua ganância.

Atraídos por um caso atípico, o que parece ser um roubo fácil com uma recompensa enorme, o trio promete encerrar a vida de foras-da-lei invadindo a casa de um veterano de guerra cego. Até aqui tem tudo para dar certo e é por isso que dá tudo muito errado.

O homem cego (curiosamente o nome do personagem não é revelado) interpretado por Stephen Lang (Coronel Miles Quaritch, Avatar – 2009) não é um cego comum. Sua primeira aparição mostra um tipo intimidador pelo porte físico e explora muito bem suas habilidades militares. E longa revela alguém cheio de recursos, psicótico e perigoso. Uma interpretação que chama a atenção pelas poucas palavras e muito medo.

O filme é o segundo de Fede Alvarez (A Morte do Demônio – 2013) e realmente impressiona. Tudo o que você leu até aqui é tudo o que precisa saber para entrar na atmosfera de sombria da produção. O filme vale o ingresso. A tensão segue firme e crescente com picos de adrenalina que provocam o espectador enquanto você embarca literalmente na tradução do título original: “Não Respire”. O velho ditado “Em terra de cego, quem tem olho é rei” não se aplica aqui.

O cenário é cuidadosamente bem montado. A aparência descuidada de uma casa velha caindo aos pedaços que faz jus à vizinhança. Embora se possa ver a cidade num horizonte bem próximo o bairro onde a história se desenrola está completamente abandonado, o que intensifica a atmosfera de que se você gritar por socorro ninguém irá te ouvir. Isso acrescenta uma dose extra de apreensão que já é bem presente. A equipe de som fez um trabalho impecável conseguindo traduzir de modo convincente todo o valor dos ruídos nesse jogo de gato e rato.

Dont-Breathe1

O pequeno deslize no excesso de reviravoltas não prejudica a produção que tem um final inesperado e de certa forma, prematuro. Os amantes de filmes de suspense vão se surpreender com alguns detalhes adicionais que tornam a trama ainda mais doentia e potencialmente mortífera. Cada passo no escuro, cada som e cada fôlego é encarado como uma sentença de morte imediata ou de um escape por um triz. Rua Cloverfield, 10 e Sala Verde ganharam mais um bom filme no quesito medo entre quatro paredes.

O Homem Nas Trevas estreia dia 08 de setembro no Brasil e promete não desapontar o público. É uma produção para Demolidor nenhum botar defeito.

Visualizacões:   32   Comentários:   2   Curtidas: 0

2 Comentários

italoimg
5 de setembro de 2016
Daora, achei q era terrorzinho
5 de setembro de 2016
Pensei a mesma coisa. Parece foda esse!
Comentar (pelo Facebook)

Deixe uma resposta

A password will be emailed to you.