Papo Torto
Pular

Crítica-A Piada Mortal

Publicado:   julho 25, 2016   Categoria:Filmes e séries , HQ´s e Livros , OpiniãoEscrito por:Italo Goulart

Boa noite Padawans!

Hoje tive o prazer de ver essa produção esperadíssima por mim, confesso que saí satisfeito, mas também confesso que esperava um pouco mais, vou explicar os por quês.

Batman-A-Piada-Mortal-Trailer

Antes de mais nada, sei que muitas pessoas não conhecem o Alan Moore, mas sei que mais do que essas muitas, conhecem obras CINEMATOGRÁFICAS como Wacthmen e V de Vingança. Nesse ponto quero explicar o seguinte, pra quem lê ou leu alguma história escrita pelo Moore, sabe que os personagens deles são extremamente profundos e complexos (Rorschach, Dr Manhattan e Ozymandias, todos de Wacthmen são exemplos claros disso), seja na próprias hqs ou nas histórias de personagens alheios (“A Piada Mortal” e “O que aconteceu ao Superman”, ambas escritas e publicadas em 86). Dito isso, quero dar o exemplo do filme Wacthmen, que foi muito bem recebido por quase todos, por ser uma adaptação fiel e tal, mas peca em não conseguir transmitir o lado psicológico de cada personagem, que é o grande e importante lance de toda obra do Alan Moore.

“Tá, você disse isso tudo, mas não disse da p@#$% do filme A Piada Mortal!”, deve ser o que vocês estão pensando.

Concordo! Mas vocês vão começar a entender agora!

Em Wacthmen não conseguiram fazer uma adaptação à altura, apesar do filme ser legal, e o mesmo acontece com A Piada Mortal. Está tudo lá, mudaram alguns poucas coisas, nada que afete a história, mas com o simples intuito de encher linguiça para o filme não ficar muito curto. Porém, mais uma vez eles não conseguiram transmitir o sentimento obsessivo, real e mútuo de amor e ódio entre o Batman e o Coringa, o sentimento do tudo ou nada que está bem explicito na HQ.

Falando em encher linguiça, no inicio do filme tem uma introdução bem interessante, uma história que nos leva e nos apresenta a Bárbara Gordon, achei isso bem acertado, ainda mais pela cena que gerou vários burburinhos entre ela e o Batman, mas não falarei nada sobre. Tem uma cena pós-credito com ela, não saia antes, termine de comer sua pipoca.

tkj-batgirl-179194

Dentre as pequenas mudanças que fizeram da HQ para o filme, inclui uma excelente: quando o Batman está seguindo os passos do Coringa, ele vai para a Batcaverna acessar os arquivos no Batcomputador(?), e aparece imagens de acontecimentos posteriores a 1986 (ano de lançamento da história original), como a imagem de Jason Todd morto, o que só aconteceu em Morte em Família publicada em 1988.

Um coisa interessante do filme, é que ele vai ser uma boa introdução ao Coringa de Jared Leto que veremos em Esquadrão Suicida, uma das grandes influências para a criação do personagem dele, foi tirado dessa história da animação.

piada_Vhg4jIq

O filme é legal, mas nunca será capaz de passar todas as nuances da obra original, não espere demais do filme.

ALERTA DE SPOILER

A unica coisa que eles poderiam realmente fazer mas não fizeram, era deixar bem explicito, que SIM, O BÁTIMA MATA O CORINGA! Pra falar a verdade, ficou bem menos evidente do que na própria HQ.

Fim de Spoiler

O filme é legal, valeu a ida ao cinema e também vale ter na estante. Amanhã ele será exibido nos EUA igual foi aqui, “Sessão Única” e no dia 05/08 será lançado em DVD, Bluray e afins. Mas recomendo ter a Graphic Novel na estante, vale mais a pena.

Visualizacões:   41   Comentários:   4   Curtidas: 0

4 Comentários

26 de julho de 2016
aí sim é um trem bonito de se ver num li nem lerei spoilers, obrigado.
26 de julho de 2016
Estou ansioso para ver isso ae...
Rebeca
27 de julho de 2016
Na verdade nem parece q ele mata, até pq o gordon pediu pra ele fazer o q era correto... Então, n dá pra saber se a pessoa n souber ou n ler
italoimg
29 de julho de 2016
Aí q está a grande sacada da HQ. O Coringa na ânsia de quebrar o Gordon, acaba quebrando de vez o Batman, oq faz o Batman ultrapassar a linha de chegar a matar alguém.
Comentar (pelo Facebook)

Deixe uma resposta

A password will be emailed to you.