Papo Torto
Pular

21 de junho – Hoje é o dia mundial do Skateboard!

Publicado:   junho 21, 2016   Categoria:RadicalidadesEscrito por:Jota1

d7c1d43a-3569-3055-8a14-79aa7decb4bb

Bom dia! Hoje, 21 de junho, é comemorado internacionalmente o Dia Mundial do Skateboard. Como diria Parteum, “4 rodas, dois eixos e a madeira.” Muito amor por esses elementos que juntos formam isso que a gente ama, que é muito mais que um simples “esporte”.

A história vocês sabem – Se não sabem assistam “Os reis de Dog Town” para terem uma ideia. Desde que, em meados dos anos 60, os surfistas, tristes com a baixa maré, resolveram adaptar rodinhas nas suas pranchas de surfe, a coisa não parou e ganhou identidade própria e, por mais clichê que seja, um estilo de vida.

Comecei a andar de skate por volta de 1999/2000. Depois de um período ruim para o skate no Brasil, com a crise financeira dos anos 90, em 2000 um gás a mais fez o skate (atletas, marcas, revistas, investidores) se reerguerem: Bob Burnquist e Carlos Piolho se consagraram campeões mundiais na Alemanha – categorias Vertical e Street, respectivamente. Eu estava com a minha revista Cemporcento Skate em mãos, já sabia que rolamentos eram bem melhores que as chamadas “bilhas”, e conhecia meus parceiros da Poeira Crew Skateboard, que tenho tatuado na minha perna e depois se tornou marca!

164223_513860438678265_775275744_n
Eu, flip. Há 10 anos atrás…

Afirmo com toda certeza que 90% das minhas amizades, viagens, gostos musicais, de vida e claro, minha personalidade foram moldado a partir do skate. E por isso acontecer com muita gente que anda de skate, é muito superficial considerar o skate apenas como “esporte”. Do ollie descendo calçadas, dos primeiros slides em corrimões as aventuras ao se jogar de escadas cada vez maiores, o skate sempre te cobra mais, sempre há um pico a ser explorado, mesmo que as suas canelas estejam doendo, o skate sempre estará ali para te fazer provar a si mesmo que as pernas ainda aguentam. Esse vídeo abaixo, do canal sobreskate mostra bem como é o felling de ser um skatista.

Voltando a data comemorativa, determinada como o “Go Skateboarding Day”, pela International Association of Skateboard Companies, desde 2004, vem sendo comemorada e é possível ver vaaaarios vídeos no youtube de vaaaaarias cidades onde os skatistas tomam as ruas do mundo para comemorar essa delícia que é o barulho das rodinhas no asfalto e também o corre de muita gente que rala para fazer do skate a potência que é hoje.

Aqui em Brasília, vai rolar neste domingo 26/06 a sétima edição do Dia Mundial do Skate, com a já tradicional volta na Esplanada dos Ministérios, além de mostra de vídeos, shows com Djs e bandas locais e etc. Sempre é um evento foda e o evento tem página no face, se liga lá. Eu já fui em pelo menos uns três, quatro, porém, neste, não posso garantir presença (ainda!) pois estou cuidando de uma distensão muscular na perna direita. foda 🙁

Ademais, deixo abaixo o vídeo “First Love” da Transworld que passa muito bem a vibe do que é amar o skate e é um dos vídeos que mais me dá vontade de pegar o skate e sair pra dar um rolê.

Visualizacões:   61   Comentários:   1   Curtidas: 0

1 Comentário

21 de junho de 2016
distenção muscular na perna direita. e olha que acabou de completar 3.0.... kkkk
Comentar (pelo Facebook)

Deixe uma resposta

A password will be emailed to you.