Papo Torto
Pular

Arquivo T #01 – Doutor Estranho

Publicado:   abril 14, 2016   Categoria:Arquivo T , Filmes e séries , HQ´s e LivrosEscrito por:Dick Farney
Doutor Estranho (quadrinhos)
Doutor Estranho (quadrinhos)

Doutor Estranho (Doctor Strange, em inglês) é Stephen Vincent Strange, um dos mais originais e diferentes personagens dos quadrinhos. É o Mago Supremo do Universo Marvel criado por Stan Lee e Steve Dikto (ambos criaram o Homem-Aranha também) em 1963. Curiosidade: seu nome não é original pois pouco antes do lançamento do personagem, Lee já o havia usado para um vilão das primeiras histórias do Homem de Ferro, entretanto, seus poderes e dons se tornaram características perspicazes exatamente como Lee e Dikto imaginaram, especialmente pelo fato que o Doutor Estranho não se valer da força física, mas de inteligência e magia.

Seu maior inimigo é Dormammu (falaremos sobre ele mais tarde). Participou do grupo de super-heróis poderosos denominado Defensores, capazes de encarar até com Os Vingadores.

Como característica marcante do personagem, Stan Lee criou uma série de palavras e frases de efeito para os encantamentos do mago, inspirado em programas de rádio americano dos anos 40 cujos personagens se valiam desses efeitos dramáticos. Desta forma, as revistas do Doutor Estranho alcançaram grande sucesso de vendas principalmente nas décadas de 70 e 80.

O Mago Supremo da Terra (como também é conhecido) era um homem extremamente arrogante e um dos melhores neurocirurgiões de Nova York, até que em um acidente de carro, ficou com suas mãos trêmulas e incapazes de realizar uma cirurgia. Strange não queria trabalhar apenas como clínico geral, então gastou toda sua fortuna procurando algum modo de curar suas mãos, até que em uma conversa entre duas pessoas num bar, ele ouviu de alguém que poderia, possivelmente curar suas mãos. Essa pessoa morava no Himalaia e atendia pelo nome de Ancião.

Stephen Strange é um grande estrategista (sendo por essa razão o líder dos Defensores), e como parte do seu treinamento místico, ele se tornou um brilhante artista marcial. Ao completar seus estudos virou um dos seres mais poderosos da Marvel Comics. Seus poderes são todos de natureza mística, mas são separados em categorias diferentes:

  • Poderes pessoais: O Doutor Estranho é um dos mais poderosos telepatas do planeta, sendo capaz de projetar seu corpo astral através da existência, mesmerismo (uso do magnetismo animal e hipnotismo no tratamento e cura de doenças, segundo o método e prática do médico alemão Franz Anton Mesmer), criar ilusões realistas e comunica-se mentalmente com os outros. Ele não precisa de magia para as suas habilidades telepáticas, no entanto ele pode aumentá-las com fontes de energias mágicas, como o Olho de Agamotto, por exemplo.

    Olho de Agammoto
    Olho de Agamotto
  • Forças Universais: Capacidade de manipular as energias mágicas da realidade para uma quantidade quase infinita de efeitos. Com essas energias ele tem habilidades telecinéticas, projeta escudos de energia, teleporta a si e aos outros, e pode destruir e transmutar um planeta inteiro.
  • Forças divinas: Absorver energias de entidades místicas e não-místicas para aumentar a força de seus feitiços.
  • Magia Negra: Também foi treinado em magia negra (já que para ser o mago supremo da Terra é necessário ter certos conhecimentos “obscuros”), mas só a usa como último recurso.

Como é um mago, Stephen possui muitos utensílios mágicos e vamos citar os cinco mais importantes:

Olho de Buddha
Olho de Buddha

O Olho de Agamotto: que serve como um “protetor” de Stephen, revelando ilusões, dispersando magia, e como arma gera rajadas de energias de grande força. Trata-se do amuleto que fica preso ao peito de Stephen, e na verdade o Olho de Agamotto vive dentro do amuleto e é libertado de tempos em tempos. Curiosidade: o design do Olho foi inspirado no amuleto real chamado Olho de Buddha (All Seeing Eye of Buddha ou The Amulet of Snail Martyrs), um símbolo nepalês que protege seu usuário contra todo tipo de mal. 

A capa da Levitação: que permite ao seu utilizador voar e é quase indestrutível.
O livro de Vishanti: Stephen o consulta várias vezes, para relembrar feitiços e encantamentos.

Esfera de Agammoto
Esfera de Agammoto

A Esfera de Agamotto: Como é um super-herói utiliza este artefato mágico para localizar problemas em todo o Mundo e também em outras Dimensões.

Joia da Alma (verde): Doutor Estranho já foi dono da Joia da alma, uma das 6 joias do infinito. Possivelmente a mais perigosa de todas as Joias do Infinito (aquelas joias que estão acopladas na Manopla do Infinito de Thanos), permite ao portador roubar, manipular e alterar almas dos vivos e dos mortos.

Conheça um pouco sobre os principais personagens envolvidos na trama de Doutor Estranho:

Dormammu
Dormammu

Dormammu – Um dos super-vilões do Universo Marvel, Dormammu é um ser místico que vive nas profundezas de um mundo de pesadelos e violência extremos em uma outra dimensão, por causa disso é um combatente nato. Durante um visita à Terra, fez uma aliança com Barão Mordo para que este matasse o mago supremo do planeta naquela época, o Ancião (mentor de Doutor Estranho). Por causa disso se tornaram arqui-inimigos. Para aumentar ainda mais a rivalidade entre eles a filha de Dormammu, Clea, se tornou aprendiz do Doutor Estranho e ainda por cima se casou com ele. Sogrão osso duro de roer, hein?

Barão Mordo
Barão Mordo

Barão Mordo – Baron Karl Amadeus Mordo é um nobre da Transilvânia e um poderoso mago adepto da arte da Magia Negra com poderes incríveis que inclui a invocação de demônios. Estudou magia sob a tutela do Ancião no Himalaia quando Stephen chegou para estudar com eles, mas acabou expondo a trama de Mordo e Dormammu para assassinar o Ancião, provocando sua expulsão e resultando na nomeação de Stephen como o Mago Supremo.

Ancião
Ancião

Ancião – Nascido em uma vila chamada Kamar-Taj há mais de 500 anos, seu verdadeiro nome é desconhecido. Passou sua juventude como um pacífico fazendeiro até que seu amigo Kaluu descobriu o poder da magia. Quando Kaluu dividiu seu conhecimento com o Ancião ambos não concordavam sobre o uso dos poderes: o Ancião queria transformar a vila em uma civilização perfeita enquanto Kaluu desejava o poder para conquistar outras vilas. Ambos concordaram em lançar um feitiço sobre Kamar-Taj eliminando toda doença, morte e envelhecimento. Em seguida os aldeões, sob controle mental de Kaluu, o coroaram rei da vila, o que desencadeou uma batalha violenta entre ele e o Ancião e resultou na destruição completa da vila. O Ancião baniu seu inimigo para outra dimensão e no processo foi destituído de sua imortalidade. Mesmo assim ele envelhece de modo extremamente lento comparado com um humano comum. Nos séculos seguintes viajou pelo mundo combatendo demônios e espíritos, banindo-os da Terra. Encontrou o ser Eternidade durante suas meditações de quem ganhou o Olho de Agamotto. Na Babilônia, derrotou o grifo que era guardião do Livro de Vishanti.

As fraquezas do Doutor Estranho são banais considerando que ele, apesar de ser extremamente poderoso, ainda é um ser humano. Apesar de todo seu treinamento marcial e habilidades físicas exímias; balas, gases tóxicos e outros elementos prejudiciais ao corpo humano constituem fraquezas para Stephen. Outro ponto que também pode ser prejudicial seria quebrar uma mão ou ficar mudo, já que seus encantamentos requerem gestos e palavras. Por fim, a mais irônica de todas as fraquezas do Doutor Estranho: a Ciência. Isso mesmo! Nada que tenha sido descoberto pela ciência humana pode ser duplicado magicamente por Stephen.

E é isso aí, leitores do Papo Torto!

Depois desse Arquivo T completo sobre o Doutor Estranho você está pronto para assistir ao filme que estreia no dia 4 de novembro de 2016 (save the date!) como um verdadeiro nerd: sacando de tudo sobre o super-herói. Mande sua sugestão de Arquivo T pra gente pelo site ou pelas redes sociais Facebook, Twitter ou Instagram.

Até a próxima, tortenses!

encerrado

Visualizacões:   58   Comentários:   2   Curtidas: 0

2 Comentários

Débora Ramos
15 de abril de 2016
Dick, faz um Arquivo T do Spawn? Pode ser do Spawn, mas não peço exatamente dele (claro que será feito dele tb, guria!! Rss) mas sim do VIOLADOR, o vilão mais nonsense desse mundo!!!!
[…] Arquivo T #01 – Doutor Estranho […]
Comentar (pelo Facebook)

Deixe uma resposta

A password will be emailed to you.