Papo Torto
Pular

Cada escolha é uma renúncia

Publicado:   abril 4, 2016   Categoria:Filmes e séries , Old But Gold , OpiniãoEscrito por:Jorgelândia

Cada escolha é uma renúncia, essa é a vida.

Semana passada escolhi descansar, passar uns dias longe da poluição audiovisual, do estresse, do trânsito e dos patrões. Que semana maravilhosa *-*

Renunciei à oportunidade de assistir ao filme do Batman Vs Superman e acompanhar a polvorosa internet debatendo e confabulando sobre a novidade. Choveu spoilers à minha frente, não me importei, abri o guarda-chuva e foda-se. Certo de que minha primeira atitude na volta ao mundo real seria ir ao cinema. E fui!

Saciada a lombriga da novidade, cheguei em casa e descobri que a Netflix havia disponibilizado a trilogia Matrix. O puro e belo suprassumo da contradição. Lançamento Vs Clássico. Old Vs New.

Não resisti, tive que assistir. Pela enésima vez. Tudo outra vez, a mesma história com – ainda – muito a contar.

Se você nunca assistiu, vá. Corre que dá tempo. Se você é daqueles que: “Aff, odeio Matrix. Muito mentiroso”. Vá, corre que dá tempo, sei que você também não assistiu.

Tarantino que me perdoe, mas o diálogo mais inteligente do cinema acontece em Matrix Reloaded, o segundo filme da série. Neo Vs Arquiteto. Criatura Vs Criador. Emoção Vs Razão.

arquiteto

A complexidade da conversa, cheia de palavras difíceis e a velocidade em que se desenvolve só é equiparada a quantidade de mensagem que se encontram nas entrelinhas.

Imagina se você pudesse encontrar o seu criador e perguntar qualquer coisa. De onde viemos? Para onde vamos? Qual meu propósito? Em Matrix, tudo isso é respondido aí.

Cada escolha é uma renúncia, essa é a vida.

Para simular a vida perfeita e continuar fazendo da humanidade uma bateria gigante, as máquinas tiveram que criar uma realidade em que nos fosse oferecida escolhas. Desenvolveram algoritmos capazes de prever 99,99% do que vamos escolher. Mas aquele menos de 1% é a salvação. Ação Vs Reação. Matemática Vs Improviso. Máquina Vs Homem.

No fim das contas, os efeitos especiais, a novidade das cenas gravadas em 360 graus e toda beleza visual do filme são a cereja de um bolo cheio de roteiro e capricho.

Talvez tenha faltado isso em Batman Vs Superman, explicar a história é tão ou mais importante do que tiros, porradas e bombas.

Visualizacões:   45   Comentários:   7   Curtidas: 0

7 Comentários

4 de abril de 2016
Kkkkkkkk, só rioo.
4 de abril de 2016
Vá, corre que dá tempo
marrocos
4 de abril de 2016
Massa
Mariana Valentim
4 de abril de 2016
Ahh o Matrix!!! Melhor impossível, só não entendendo ou não tendo visto para dizer que não gosta. Ele tem a mágica de fazer o telespectador entender mais um pouquinho a cada vez que assiste. E das últimas vezes que assisti, pude fazer uma relação entre o Mito da Caverna de Platão com a Matrix. Em ambos as pessoas estão presas, vivendo somente do que elas acreditam ou lhe dão como verdades, e como o prisioneiro da Caverna, que conseguiu se libertar e sair para ver o mundo com seus próprios olhos, mas não suportando a claridade, Neo também sofre com seus membros doloridos por nunca terem sido usado antes. Enfim, mais do que querer viver a vida e enxergar o mundo à nosso modo, é saber antes se estamos prontos para sermos desconectados, ou como no Mito de Platão, prontos para soltar os grilhões. Quanto ao Batman vs Superman, ainda não vi, então opinar ficará para a próxima. Forte abraço!
5 de abril de 2016
Fisão filosófica de uma filósofa. Deu certin o mito da caverna. É isso ai
Pâmela Medeiros
6 de abril de 2016
Nossa... vc foi corajoso em escrever, nessa altura do campeonato em que os filmes de heróis estão no auge, que o antigo Matrix é melhor que Batman x Super Man. Lembro da primeira vez que assisti Matrix... por óbvio não consegui entender mta coisa mas, ainda assim achei sensacional! Interessante que, assim como o comentário da moça acima, também fiz relação entre o filme e o mito da caverna, de Platão, meu professor de filosofia na faculdade passou pra turma essa atividade... e, como foi incrível! Tive que assistir novamente e realmente descobri um novo filme! É. .. acho que terei que assistir novamente! Mas o sábado reservarei para o novo... vamos ver se o Batman(lindooooo, maravilhoso, incrível) dá uns bons socos no queridinho da América...
7 de abril de 2016
Coragem é meu sobrenome kkkk. Ah, voce ainda não assistiu ao batman né? Ta explicado.. depois que assistir volta aqui e nos conte como foi essa experiência.
Comentar (pelo Facebook)

Deixe uma resposta

A password will be emailed to you.