Papo Torto
Pular

Apenas Um Show – Um desenho feito para a geração Y

Publicado:   fevereiro 16, 2016   Categoria:Anime/Desenho Animado , Games/E-Sports , HumorEscrito por:Dick Farney

Olá;

Deixemos tudo bem explicadinho para não haver problemas… (gosto de começar publicações como se já estivesse no meio de uma conversa), basta prestar atenção no quadro abaixo para entender por que o desenho animado criado por J.G. Quintel  que estreiou em 6 de setembro de 2010 no Cartoon Network é o um desenho feito para a geração Y.

Tabela das gerações

Ok, Dick! Agora me convença de que esse desenho realmente foi feito para a tal geração Y.

Tudo bem, todos nós que estamos na faixa dos 30 anos vivemos um período de ouro para o Cartoon Network. Nos divertimos muito com desenhos como Coragem – O Cão Covarde, Johnny Bravo, As Meninas Superpoderosas, Eu Sou o Máximo, Du, Dudu & Edu, Samurai Jack, O Laboratório de Dexter e muitos outros que gastaria mais umas 5 linhas citando. Tínhamos também os desenhos e programas fora da grade infantil como Space Ghost de Costa a Costa, Frango Robô e como esquecer da delícia satírica negra from Hell level de capirotagem mais de 9000 de assistir Adult Swim. Tudo isso era diversão pura, e não, não estou comparando aqueles desenhos com os desenhos de hoje. 🙂

Voltando a Apenas Um Show e a tal geração Y, vou enumerar X motivos para explicar como pode um desenho ter sido feito para trintões.

1. A Força

A Força

O primeiro episódio de Apenas Um Show entitulado de “A Força” (The Power) conta como Mordecai e Rigby usam um teclado que pode realizar qualquer desejo. O nome impresso no teclado faz referência ao hit The Power, da banda alemã Snap! A música é quase um hino para quem foi adolescente no início da década de 90. A letra da canção fala sobre ter a força de fazer qualquer coisa através do poder da música. Não conhece a música? Confira:


2. Pontuação Máxima

O sétimo episódio da segunda temporada entitulado “Pontuação Máxima” (High Score) mostra Mordecai e Rigby querendo ganhar o respeito das pessoas atingindo a pontuação máxima em um jogo chamado Broken Bonez.

Broken Bonez

Broken Bonez é referência ao jogo Excitebike, lançado em 1984 para Famicon. Em ambos os jogos o objetivo é o mesmo: quanto mais manobras radicais forem feitas durantes os saltos mais pontos são acumulados, entretanto se o jogador cai mal de um salto ou falha em uma rampa ele quebra os ossos (no desenho)/ele é derrubado da moto e acaba fora da pista (no jogo real). Broken Bonez em tradução do inglês significa Ossos Quebrados.

Excitebike, 1984.

3. Saltitão contra a Tecnologia

Saltitão é definitivamente uma das personagens mais enigmáticas do desenho, sabe-se que ele é imortal, que passou a saltitar por causa de uma garota (isso é segredo, nunca revelem a ninguém) e que manja de quase tudo o que existe no mundo, exceto tecnologia. Quando tenta consertar o computador para Mordo e Rig, algo dá muito errado e um vírus de computador se materializa para tentar destruir o mundo (Skips Vs. Technology, S3, Ep16). No geral é apenas mais um episódio de Apenas Um Show até que um DeLorean DMC-12 aparece no episódio. Qualquer nerd conhece esse carro ou pelo menos alguém com boa memória e bom gosto para filmes. É o carro utilizado pelo Dr. Emmett Brown e Marty McFly para viajar no tempo na trilogia De Volta Para O Futuro, 1985.

DeLorean DMC-12

Nem preciso dizer mais nada, preciso?


4. Vamos ao shopping?

No episódio 14 da segunda temporada de Apenas Um Show (Muscle Woman), Musculoso leva um fora de sua namorada Starla (que depois fica conhecida como Musculosa) e fica deprimido. Mordecai e Rigby querem reconciliá-los e vão até o shopping onde Starla trabalha que se chama Two Peaks Mall. Ok, cadê a referência, sabichão? No filme De Volta Para o Futuro 1 (1985), Emmett Brown faz sua primeira viagem no tempo usando o DeLorean no estacionamento do shopping Twin Pines Mall.

Notaram a semelhança? Até os relógios estão sincronizados.


5. Que tal uma partida de videogame?

No episódio “Socos Mortais” (Death Punchies, S1, Ep4), Mordecai e Rigby vão jogar “Campeões da Escavação” (Dig Champs) no videogame…

Você sabe que console é esse?

…exatamente. Lançado no Japão pela SEGA em 1986, o Master System teve parte fundamental na vida dos gamers que não podiam comprar um NES mas queriam abandonar o Atari. A referência entre os consoles do desenho e da vida real são percebidas imediatamente. A plataforma era revolucionária com seus óculos 3D e a pistola Light Phaser

Console SEGA Master System.
Óculos 3D era o sonho de consumo de todos os gamers da época.
Pistola Light Phaser.

6. Darth Vader sem máscara

No episódio “Passando um Trote” (Prank Callers, S1, Ep9) Mordecai e Rigby tentam passar um trote no Mestre dos Trotes mas acabam metidos em uma confusão enorme quando são teleportados para os anos 80, mais precisamente para 1982. No desenrolar do episódio descobrimos que o mestre dos trotes é um celular gigante típico da década de 80.

Sim, isso era um celular.

Quando conseguem passar um trote no Mestre dos Trotes e o derrotam, todos que foram transportados para os anos 80 encontram ele agonizando. Essa cena faz referência à Darth Vader em Star Wars – O Retorno de Jedi (1983) quando Luke Skywalker remove a máscara de Vader, revelando um homem velho e frágil por baixo da armadura.

master prank caller
Mestre dos Trotes.
Darth Vader sem máscara.

7. Escolha sabiamente

No episódio “Ovocelente” (Eggscellent, S3, Ep18) Rigby fica obcecado por um boné de caminhoneiro, daqueles com uma redinha na parte de trás. Entretanto para ganhar o boné é preciso comer uma omelete simplesmente gigantesca. Rigby convence Mordecai a ir tentar o Desafio Ovocelente, o problema é que Rigby entra em coma por que ele é alérgico a ovos. Mordecai então tenta ganhar o boné para Rigby. Depois de um treinamento que lembra claramente o do Rocky Balboa em Rocky 1, essa não é nossa referência. Depois de conseguir terminar a omelete, Mordecai é transportado para um templo e encontra o Cavaleiro Ovocelente. Aí entra nossa referência.

Cavaleiro do Santo Graal, de Indiana Jones – A Última Cruzada
Cavaleiro Ovocelente.

Em Indiana Jones e a Última Cruzada, Indiana é indagado pelo cavaleiro a escolher sabiamente um dos tesouros da sala. O mesmo acontece com Mordecai que acaba escolhendo o boné de caminhoneiro.

Se você acha que vale a pena, pode comprar o boné ovocelente no Amazon (Clica aqui, maninho!), mas não deixe o Rigby saber disso, ele ficaria uma fera contigo.

9. O dragão duplo

Se você é um gamer com mais de 30 anos, vai sacar essa na lata! Um dos jogos mais bacanas no estilo Final Fight (Snes) ou Streets of Rage (Mega Drive) é Double Dragon, para o Master System (os caras que criaram esse desenho são apaixonados pela plataforma 8 bits da SEGA, putz!). Com um filme embaraçoso lançado em 1994, Double Dragon arrebentava nas rodas de amigos que queriam socar uns malvados por aí.

Double Dragon, o Filme (1994)

O nome do jogo que aparece no episódio “Ódio Contra a Televisão” (Rage Against the TV, S2, Ep8) é “Ninguém Vence o Martelo” que faz menção clara ao icônico jogo de briga de rua do Master System.

Double Dragon, Master System (1987)
Ninguém Vence o Martelo

Pegue seu controle e vá chutar uns traseiros!

10. Bônus!

Você conhece o nome Mark Hamill? Se não, a força não está com você! Conhecido mundialmente por ser ninguém menos que Luke Skywalker na série Star Wars, Mark é o dublador oficial do Saltitão. Quer referência mais porreta que essa?

Mark Hamill
Saltitão

Essas são apenas algumas das muitas referências aos anos 80 que o desenho Apenas Um Show mostra (acho que esse artigo vai ganhar uma parte 2). É um deleite para os trintões com boa memória e que curtem uma lombra bacana assistindo desenho.

Até a próxima, pessoal.

Visualizacões:   79   Comentários:   0   Curtidas: 0
Comentar (pelo Facebook)

Deixe uma resposta

A password will be emailed to you.